Controle de pombos

Controle de pombos: Como Funciona?

Quando se trata de controle de pombos, é um tipo de serviço que exige muita experiência e habilidade, e apenas uma empresa especializada é capaz. Isso porque é necessário não apenas fazer o controle eficaz dos pombos, assim como seu manejo. O mais importante é que ao menor de sinal de pombos na sua residência ou empresa, o ideal é entrar logo em contato com uma dedetizadora, uma vez que essas aves podem transmitir doenças, e sem falar nos incômodos. Vamos mostrar aqui como funciona esse controle, quais os métodos utilizados e quais medidas preventivas para afastar os pombos.

Por que é importante o controle de pombos.

Controle de pombosA principal razão para o controle de pombos é para a preservação da saúde, uma vez que os pombos são transmissores de doenças.

Vale lembrar também que são muito incômodos, principalmente quando ficam nas nossas janelas ou telhados, pois não fazem apenas barulho, como também muita sujeira.

O problema é que algumas pessoas acabam tentando afastar os pombos por conta própria, ou usando técnicas caseiras ou aplicando algum tipo de produto.

Por exemplo, o gel e a tinta repelente são totalmente ineficazes, por conta das condições climáticas e do contato direto com as fezes e penas dos pombos.

Um outro método que não funciona é o repelente ultrassônico, pois os pombos acabam se acostumando e retornam ao local.

Já o espanta pombos, que é uma técnica que utiliza a luz, não adianta pelo simples fato de que eles se alimentam durante o dia, sendo esse método eficaz unicamente para morcegos.

Por fim, o gavião empalhado, que embora surta efeito em áreas rurais, em cidades não funciona, já que o pombo da cidade não tem conhecimento sobre o seu predador natural.
Dessa forma, a única forma de realmente combater essas aves são com métodos realmente eficazes, disponibilizados apenas por empresa especializada em controle de pombos.

Ou seja, é a solução ideal para afastar os pombos da sua casa ou empresa e não precisar  mais se preocupar com os problemas dessa ave.

Quais as doenças transmitidas pelos pombos?

Em primeiro lugar, saiba que os pombos, para sobreviver e se reproduzir, precisam apenas de água, alimento, acesso e abrigo.

Por isso que é essencial a conscientização das pessoas, a fim de não oferecer alimentos nem jogar lixo em locais inadequados.

Isso porque os pombos vão voltar, pois sabem que ali terão alimento.

Agora, não encontrando alimento, geralmente procuram se abrigar em telhados, forros, caixas de ar condicionado, marquises e parapeitos de janelas, e nesses locais, constróem seus ninhos.

Em relação às doenças transmitidas pelos pombos, confira as mais comuns:

  • Salmonelose;
  • Histoplasmose;

É preciso muito cuidado no momento de retirar as fezes dos pombos, para evitar que as bactérias e fungos não entrem em contato com as vias aéreas dos seres humanos.

Mais uma vez, nunca tente fazer essa remoção por conta própria. Conte sempre com a ajuda de quem realmente entende do assunto, como uma empresa dedetizadora.

Como funciona o controle de pombos

Talvez você esteja se perguntando: se todos os métodos mencionados acima são incapazes de controlar os pombos, o que realmente funciona?

Portanto, confira agora como resolver de uma vez por todas os problemas causados pelos pombos:

1.Captura e remoção

Em primeiro lugar, é necessária a remoção dos ovos, ninhos e filhotes.

Em seguida, é feita a higienização e limpeza do local, a fim de que nenhum rastro seja deixado para trás.

Após a higienização, é realizada a desinfecção contra piolhos ou bactérias.

2.Criação de barreiras físicas

A principal finalidade das barreiras físicas é impedir o pouso, o acesso ou a criação de novos ninhos.

Vale lembrar que esse método é aplicado conforme as necessidades de cada cliente, além das condições do próprio ambiente.

Portanto, o processo de controle de pombos é feito com base nesses dois procedimentos, mas como funciona na prática?

Como é o tratamento de controle de pombos?

Para você entender como funciona na prática e confira porque esse tratamento de controle de pombos é a melhor solução, veja em detalhes:

Uso de gel repelente

  • Causa uma sensação de queimadura nos pombos, espantando-os gradativamente do local. Este processo se mantém ativo por cerca de 3 (três) meses, educando a ave a não voltar mais ao local;
  • O processo é gradativo e eficaz (repele sem ferir a ave);
  • Com a limpeza dos locais infestados e aplicação do gel repelente (sem cheiro e não tóxico), o cliente terá a sua tranquilidade de volta e a eliminação dos riscos de contrair doenças causadas por estas aves.

Educação do Cliente

Para todo e qualquer trabalho no controle de pombos, a principal arma ao combate é a limpeza e retirada de toda e qualquer fonte de alimento e abrigo.

Por isso, é importante orientar o cliente quanto a medidas preventivas, como por exemplo:

  • Não deixar alimentos jogados pelo chão e remover rações, guarnições e restos de alimentos;
  • Acondicionamento adequado do lixo representa medida relevante no controle de pombos, bem como de outras pragas urbanas (baratas, moscas, roedores).

Repelente Líquido

Já o repelente líquido contém um principio ativo não tóxico e com ação apenas de odor, provocando o abandono do abrigo.

No entanto, é importante saber que esse método só pode ser utilizado em situações específicas.

Logo, apenas os profissionais da empresa dedetizadora são capazes de afirmar quando, onde e como usar o repelente líquido.

Barreiras físicas (Espículas)

Consiste na instalação de pontas flexíveis que impedem o pouso da ave devido à posição do material utilizado.

Além disso, não provocando ferimento à ave.

Barreiras físicas (Espirais)

Já as espirais envolvem a instalação de espiral telescópica em aço inoxidável, que impedem o pouso dos pombos, sendo instalada nos locais com uma variedade de fixadores.

Também não causa ferimento à ave.

Podem ser usadas em muros, grades, parapeitos de janelas.

Barreiras físicas (Fios Tencionados)

A fixação dos fios se dá nas extremidades por meio de uma base, podendo ser empregados em calhas de prédios, parapeitos, beirais e quaisquer outras superfícies, pois dificulta o pouso das aves.

Agora, é de extrema importância que a instalação seja feita por profissionais capacitados, caso contrário não trará resultados.

É uma medida que também não provoca ferimento à ave.

Barreiras físicas (Telas protetoras)

Como o próprio nome diz, as telas protetoras bloqueiam a entrada de pombos e outras aves e pássaros em áreas abertas como galpões, vãos livres, pontos diversos de edificações, telhadose forros.

Dessa forma, impedem a entrada de aves.

Captura e soltura

Em muitos locais, é difícil o uso de barreiras físicas para o controle de pombos, como praças, ruas, aeroportos, etc.

Por sua vez, são locais com altíssima infestação e consequentemente, um maior risco à saúde.

Nesse caso, é necessária a autorização de orgãos competentes de cada cidade.

Felizmente, todos esses métodos são muito eficazes e garantem a tranquilidade da população.

Enfim, chegou o momento de contratar uma empresa confiável e que conte com profissionais capacitados e treinados no controle de pombos.

Como escolher uma empresa especializada em controle de pombos.

Por mais que os pombos pareçam inofensivos, são transmissores de várias doenças através de suas fezes.

Por isso, é necessário um combate eficaz e duradouro.

Nós, da Universo Ambiental, somos uma empresa certificada pelo Ibama e outros órgãos e autorizados a realizar o controle de pombos.

Usamos os métodos e produtos mais modernos, sempre com o intuito de não provocar nenhum risco à saúde de nossos clientes.

Portanto, assim que notar algum sinal de fezes de pombos na sua casa ou empresa, a melhor solução é entrar em contato com uma empresa especializada que garanta a remoção segura dessas aves.

Além disso, prestamos atendimento 24 horas, além de garantia pelo serviço.

Agende uma visita que teremos o maior prazer em atendê-lo!

Deixe um comentário