Fatos sobre hábitos alimentares de cupins

Hábitos Alimentares Típicos de Cupins

Os cupins comem celulose?

Fatos sobre hábitos alimentares de cupins. Na natureza, isso é útil porque as pragas são capazes de quebrar árvores em decomposição e plantas morrendo. No entanto, a digestão da celulose não é tarefa fácil. Mesmo animais grandes, como vacas e cabras, têm dificuldade em digerir a substância. Para superar isso, esses animais mastigam grama por longos períodos de tempo até que a celulose seja mais facilmente digerida.

Como os cupins digerem a madeira?

Os cupins são capazes de viver de celulose graças aos organismos encontrados em seus estômagos. Bactérias e protozoários formam uma relação mutuamente benéfica com as pragas, produzindo uma enzima especial que naturalmente quebra a celulose. Eles digerem a celulose e os cupins recebem sua nutrição na forma de açúcar. Além disso, algumas espécies de cupins preferem madeira que já está sendo decomposta por fungos para facilitar a digestão.

Cupins imaturos que ainda não possuem bactérias e protozoários em seus estômagos, soldados e reprodutores são alimentados por trabalhadores. Os cupins operários transmitem a substância celulose transformada em açúcar por meio de um processo de alimentação boca a boca.

As pragas tornam-se problemáticas para os proprietários quando se alimentam de estruturas de madeira nos edifícios. Como insetos sociais, os cupins normalmente vivem em grandes colônias e têm como alvo diferentes tipos de madeira, dependendo da espécie. Na maioria das circunstâncias, as infestações da praga podem crescer despercebidas até que o sério dano estrutural já esteja feito.

Dieta dos cupins de madeira seca

Os cupins de madeira seca infestam decks, cercas, móveis e membros estruturais de madeira de casas que permanecem secas. As pragas tendem a se aninhar acima do solo e geralmente não entram em contato com o solo. Madeireiras e outras áreas que armazenam e vendem madeira podem involuntariamente passar infestações de cupins para os proprietários. Espécies de cupins de madeira seca também infestam postes de serviços públicos. Essas espécies de cupins normalmente entram na casa diretamente através de aberturas de sótão ou penetrando telhas de madeira.

Dietas de espécies de cupins de madeira úmida e subterrânea

Por outro lado, madeira úmida e cupins subterrâneos infestam madeira que já está em decomposição ou em contato com uma fonte adequada de umidade. Os proprietários geralmente encontram tubos de lama nas paredes externas que levam dos ninhos de cupins subterrâneos à sua fonte de alimento. Encontrar infestações de cupins subterrâneos e de madeira úmida pode indicar um vazamento em algum lugar da casa. Madeira úmida e cupins subterrâneos constroem grandes galerias na madeira infestada que podem causar grandes danos.

Como eles encontram comida?

Os hábitos de busca de alimentos dos cupins subterrâneos parecem ser baseados em onde eles acham que a madeira deveria estar, não em saber exatamente onde ela está. (Na maioria das espécies, os cupins operários não têm olhos e, portanto, não podem “ver” a localização da madeira.)

Fatos sobre hábitos alimentares de cupins

Fatos sobre hábitos alimentares de cupins

Dietas estratégia de uma colônia de cupins é mais ou menos assim:

  • A celulose (madeira e outros materiais semelhantes) é extremamente abundante acima e abaixo do solo – se você cavar um túnel de forma aleatória e longa o suficiente no solo, certamente encontrará alguma.

  • Siga objetos (como rochas e raízes de árvores e arbustos), rachaduras ou lacunas no solo – isso provavelmente ajudará você a localizar uma fonte de alimento.

  • Siga quantidades crescentes de umidade do solo – isso é melhor para a sobrevivência (os cupins precisam de condições úmidas) e é mais provável que leve à matéria orgânica.

  • Siga o cheiro dos fungos associados aos alimentos – muitos desses microorganismos atacam e destroem a madeira. Muitas vezes você pode encontrar mais cupins onde há fungos.

  • Finalmente, a colônia envia um grande número de trabalhadores em busca de comida – quanto mais você enviar, maiores serão as chances de acertar.

  • Assim que alguém é atingido, eles voltam para buscar ajuda, mas deixam um rastro químico para trás para que os novos recrutas possam encontrar o caminho para a comida.

Quando uma das operárias errantes localiza comida, o comportamento de compartilhamento e cooperação entra em ação. A operária individual ou um pequeno grupo de operárias ficará na comida por um curto período de tempo, mas depois retornará ao ninho ou sairá e recrutará outras operárias para a comida. Compartilhar comida é a chave para a sobrevivência da colônia. Como os trabalhadores se alimentam e cuidam uns dos outros, a energia colocada na forrageamento pelos indivíduos compensa para todos.

Os cupins comem material de celulose, incluindo o seguinte:

Se você precisar de ajuda para determinar se tem ou não atividade, ligue para a Universo Ambiental hoje para uma inspeção gratuita de cupins em sua casa.